Escolha uma Página

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é semelhante ao CPF, mas ao contrário de registrar as pessoas físicas, ele é responsável pelo cadastro de pessoas jurídicas junto à Receita Federal. Assim, ao consultar o CNPJ dá para consultar a Razão Social, data de abertura da empresa e alguns dados pertinentes.

Desse modo, quer saber como consultar o CNPJ de forma rápida, fácil e gratuita? Portanto, continue lendo este artigo.

Por que é importante consultar o CNPJ

Consultar a situação de uma empresa ou organização é uma tarefa essencial no que diz respeito à relação da mesma com a Receita Federal. Portanto, essa prática é importante tanto às pessoas físicas como às empresas e demais companhias.

Publicidade

Por meio da pesquisa do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica de um determinado estabelecimento é possível ficar sabendo sobre dívidas atrasadas e processos judiciais em andamento. Portanto, verificar o CNPJ permite o conhecimento aprofundado sobre um local, tais como pendências comerciais, protestos e muito mais.

Ao consultar o CNPJ de qualquer companhia, você passa a ficar por dentro das atividades que ela realiza e se é ou não uma organização de confiança. Dessa maneira, fechar um negócio fica muito mais fácil e seguro.

Como Consultar o CNPJ Gratuitamente

A página exclusiva da Receita Federal oferece o serviço de consulta a Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica gratuitamente. Para isso, basta ter o número em mãos e seguir as próximas etapas:

Publicidade

  1. Acesse o site da Receita Federalcnpj gratuitamente
  2. No menu superior da página, clique na guia “Serviços”
  3. Em seguida, clique em “CNPJ”, que estará destacado logo no início da página
  4. Feito isso, clique na opção “Consultar Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ
  5. Agora, basta informar o número do CNPJ que deseja consultar, preencher a caixa de segurança e clicar em “Consultar”

Pronto! Você já tem acesso às principais informações da empresa ou organização. Cabe destacar que ao inserir o número do CNPJ é importante retirar alguns caracteres, como traços e barras, pois o local de escrita tem espaço só para os 14 dígitos do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Ao consultar o CNPJ de uma empresa através da Receita Federal, você tem acesso:

  • Número de inscrição da empresa
  • Data de abertura
  • Nome empresarial
  • Código de descrição da atividade econômica principal
  • Código de descrição da atividade econômica secundária
  • Código de descrição da natureza jurídica
  • Município onde a empresa está localizada
  • Bairro da empresa
  • Endereço eletrônico
  • Número de telefone para contato da empresa
  • Situação cadastral (ativa ou inativa)
  • Data da situação cadastral

cnpj gratuitamenteAlém disso, ao clicar em “Consulta Capital Social” também é possível consultar:

  • Nome empresarial
  • Presidente da empresa
  • Diretor
  • Capital social da empresa (quantia em dinheiro)

Se preferir, você pode imprimir todas essas informações, basta clicar no símbolo de impressora no canto inferior direito da tela ou clicar com o botão direito na página e selecionar a opção “imprimir”.

Onde ver o CNPJ de alguma empresa?

Não é todo mundo que sabe onde encontrar o número do CNPJ de alguma companhia ou até mesmo da própria empresa. Saber o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é importantíssimo, pois é com ele que dá para consultar as atividades da empresa em questão.

Assim, veja as várias maneiras de saber o CNPJ de alguém:

Na embalagem de algum produto

Ao adquirir qualquer produto, sejam eletrônicos, alimentos, móveis ou eletrodomésticos o número do CNPJ da fabricante deve constar na embalagem.

Desse modo copie o número e insira no site da Receita Federal para consultar as atividades, como processos, nome empresarial e etc.

Pesquisando na internet

É possível saber o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica de um determinado local diretamente na internet apenas pesquisando por CNPJ e o nome da empresa logo em seguida. Mas, o resultado não é 100% preciso, pois existem muitas empresas com o mesmo nome, o que dificulta um pouco.

Portais de transparência do Governo

Alguns Estados brasileiros disponibilizam portais onde é possível consultar o CNPJ da empresa desejada. Assim como a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) é possível ver o número do CNPJ apenas informando o nome da mesma.

Contratando uma empresa especializada

cnpj gratuitamenteAlgumas empresas oferecem consultas detalhadas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica de qualquer organização ou empresa. O processo acaba saindo mais vantajoso que consultar o CNPJ gratuitamente no site da Receita Federal.

Uma vez que a consulta paga traz mais dados e informações sobre processos judiciais, dívidas públicas e etc.

Portanto, se quiser ver as melhores empresas que oferecem esse serviço, faça uma pesquisa no Google com as seguintes palavras “Consultar CNPJ”.

Se preferir, confira como a consulta do CNPJ gratuitamente pode lhe fornecer informações valiosas.

Como Consultar o CNPJ Gratuitamente
5 (100%) 1 voto

Pin It on Pinterest

Shares
Compartilhe